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Postado por
Claudio Carvalho
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Álbum: Vinícius de Moraes en La Fusa con Maria Creuza y Toquinho
Artista: Vinícius de Moraes, Toquinho e Maria Creuza
Ano: 1970
Gravadora: Trova
Arranjo: Toquinho
Produção: Alfredo I. Radoszynski
Direção: Mike Ribas
Músicos acompanhantes
- Vocais: Vinicius de Moraes, Maria Creuza e Toquinho
- Toquinho: Violão
- Mario "Mojarra" Fernández: Contrabaixo
- Enrique "Zurdo" Roizner: Bateria
- Fernando Gelbard: Percussão
- "Chango" Farías Gómez: Percussão
Informações
- Player com as músicas do disco está disponível logo após as faixas.
Curiosidade
- Este é o primeiro registro gravado da grandiosa parceria entre Toquinho e Vinícius de Moraes.
- La Fusa foi uma famosa boate de Buenos Aires na entre os anos 60 e 70.
- Vinícius de Moraes realizou excursões pelo Brasil e pela América do Sul e outros países da Europa, como Itália, durante a década de 70 levando consigo promissoras vozes femininas que se tornariam grandes cantoras como Maria Bethânia e Clara Nunes. Gravou também com Marília Medalha, dentre outras.
Faixas
1) Copa do Mundo
(Tradicional)
2) A Felicidade
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Letra
A Felicidade
Tristeza não tem fim Felicidade sim A felicidade é como a gota De orvalho numa pétala de flor Brilha tranquila Depois de leve oscila E cai como uma lágrima de amor A felicidade do pobre parece A grande ilusão do carnaval A gente trabalha o ano inteiro Por um momento de sonho Pra fazer a fantasia De rei ou de pirata ou jardineira Pra tudo se acabar na quarta-feira Tristeza não tem fim Felicidade sim A felicidade é como a pluma Que o vento vai levando pelo are Voa tão leve Mas tem a vida breve Precisa que haja vento sem parar A minha felicidade está sonhando Nos olhos da minha namorada É como esta noite, passando, passando Em busca da madrugada Falem baixo, por favor Pra que ela acorde alegre com o dia Oferecendo beijos de amor A felicidade é uma coisa boa E tão delicada também Tem flores e amores De todas as cores Tem ninhos de passarinhos Tudo de bom ela tem E é por ela ser assim tão delicada Que eu trato dela sempre muito bemTom Jobim,Vinícius de Moraes
3) Tomara
(Vinicius de Moraes)
Letra
Tomara
Tomara Que você volte depressa Que você não se despeça Nunca mais do meu carinho E chore, se arrependa E pense muito Que é melhor se sofrer junto Que viver feliz sozinho Tomara Que a tristeza te convença Que a saudade não compensa E que a ausência não dá paz E o verdadeiro amor de quem se ama Tece a mesma antiga trama Que não se desfaz E a coisa mais divina Que há no mundo É viver cada segundo Como nunca maisVinicius de Moraes
4) Que Maravilha
(Jorge Ben/Toquinho)
Letra
Que Maravilha
Lá fora está chovendo Mas assim mesmo eu vou correndo Só pra ver o meu amor pois Ela vem toda de branco Toda molhada linda e despenteada, que maravilha Que coisa linda que é o meu amor Por entre bancários, jatomóveis, ruas e avenidas Milhões de buzinas tocando minha harmonia sem cessar Ela vem chegando de branco, meiga pura linda e muito tímida Com a chuva molhando o seu corpo lindo Que eu vou abraçar E a gente no meio da rua do mundo No meio da chuva, a girar, que maravilha A girar, que maravilhaJorge Ben, Toquinho
5) Lamento No Morro
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Letra
Lamento No Morro
Não posso esquecer O teu olhar Longe dos olhos meus Ai, o meu viver É de esperar Pra te dizer adeus Mulher amada Destino meu É madrugada Sereno dos meus olhos já correuTom Jobim/Vinicius de Moraes
6) Pot-Pourri
Berimbau
(Baden Powell/Vinicius de Moraes)
Consolação
(Baden Powell/Vinicius de Moraes
7) Irene
(Caetano Veloso)
Letra
Irene
Eu quero ir, minha gente, eu não sou daqui Eu não tenho nada, quero ver Irene rir Quero ver Irene dar sua risada Quero ver Irene dar sua risada Irene ri, Irene ri, Irene Irene ri, Irene ri, Irene Quero ver Irene dar sua risadaCaetano Veloso
8) Canto de Ossanha
(Baden Powell/Vinicius de Moraes)
Letra
Canto de Ossanha
O homem que diz: Dou Não dá! Porque quem dá mesmo Não diz! O homem que diz: Vou Não vai! Porque quando foi Já não quis! O homem que diz sou Não é! Porque quem é mesmo é Não sou! O homem que diz: Tô Não tá! Porque ninguém tá Quando quer Coitado do homem que cai No canto de Ossanha, traidor! Coitado do homem que vai Atrás de mandinga de amor Vai! Vai! Vai! Vai! Não Vou! Vai! Vai! Vai! Vai! Não Vou! Vai! Vai! Vai! Vai! Não Vou! Vai! Vai! Vai! Vai! Não Vou! Que eu não sou ninguém de ir Em conversa de esquecer A tristeza de um amor Que passou Não! Eu só vou se for pra ver Uma estrela aparecer Na manhã de um novo amor Amigo sinhô, Saravá Xangô me mandou lhe dizer Se é canto de Ossanha Não vá! Que muito vai se arrepender Pergunte pro seu Orixá O amor só é bom se doer Pergunte pro seu Orixá O amor só é bom se doer Vai! Vai! Vai! Vai! Amar! Vai! Vai! Vai! Vai! Sofrer! Vai! Vai! Vai! Vai! Chorar! Vai! Vai! Vai! Vai! Dizer! Eu não sou ninguém de ir Em conversa de esquecer A tristeza de um amor Que passou Não! Eu só vou se for pra ver Uma estrela aparecer Na manhã de um novo amor Vai! Vai! Vai! Vai! Amar! Vai! Vai! Vai! Vai! Sofrer! Vai! Vai! Vai! Vai! Chorar! Vai! Vai! Vai! Vai! Dizer! Eu não sou ninguém de ir Em conversa de esquecer A tristeza de um amor Que passou Não! Eu só vou se for pra ver Uma estrela aparecer Na manhã de um novo amor Vai! Vai! Vai! Vai! Amar! Vai! Vai! Vai! Vai! Sofrer! Vai! Vai! Vai! Vai! Chorar! Vai! Vai! Vai! Vai! Dizer! Vai! Vai! Vai! Vai! Amar! Vai! Vai! Vai! Vai! Sofrer! Vai! Vai! Vai! Vai! Chorar! Vai! Vai! Vai! Vai! Dizer!Baden Powell/Vinicius de Moraes
9) Garota de Ipanema
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Letra
Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda Mais cheia de graça É ela, menina Que vem e que passa Num doce balanço A caminho do mar Moça do corpo dourado Do sol de Ipanema O seu balançado é mais que um poema É a coisa mais linda que eu já vi passar Ah, por que estou tão sozinho? Ah, por que tudo é tão triste? Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha Ah, se ela soubesse Que quando ela passa O mundo inteirinho se enche de graça E fica mais lindo Por causa do amorTom Jobim/Vinicius de Moraes
10) Samba Em Prelúdio
(Baden Powell/Vinicius de Moraes)
Letra
Samba Em Prelúdio
Eu sem você não tenho por quê Porque sem você não sei nem chorar Sou chama sem luz Jardim sem luar Luar sem amor Amor sem se dar E eu sem você Sou só desamor Um barco sem mar Um campo sem flor Tristeza que vai Tristeza que vem Sem você, meu amor, eu não sou ninguém Ah, que saudade Que vontade de ver renascer nossa vida Volta, querido Os meus braços precisam dos teus Teus abraços precisam dos meus Estou tão sozinha Tenho os olhos cansados de olhar Para o além Vem ver a vida Sem você, meu amor, eu não sou ninguémBaden Powell/Vinicius de Moraes
11) Catendê
(Antônio Carlos Pinto/Jocafi/Ildásio Tavares)
Letra
Catendê
Meu catendê ... de lá de China Luante, meu catendê Meu catendê ... de lá de China Luante, meu catendê Varre a voz o vendaval Perdido no céu de espanto Meu barco fere a distância No disparo da inconstância Me encontrei sem me esperar Quanto mais o tempo avança Mais me perco neste mar E no rumo do segredo Caminhei todo o caminho Ei lá Maré brava maré mansa Ei lá Vou na trilha da esperança Ei lá Vou no passo da alvorada Ei lá Mar amor enamorada De segredo e de procura Fiz do medo o meu amigo E de força sempre pura O meu canto se encontrou E no fim da jornada Vi meu canto crescer Há tanto escuro na estrada Esperando o sol nascer Vou cantar pela vida O meu canto de amor Há tanta dor escondida Tanto canto sem cantor Ei lá Maré brava maré mansa Ei lá Vou na trilha da esperança Ei lá Vou no passo da alvorada Ei lá Mar amor enamoradaAntônio Carlos Pinto/Jocafi/Ildásio Tavares
12) Valsa da Tunísia
(Vinicius de Moraes)
13) Pot-Pourri
Eu Sei Que Vou Te Amar
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Soneto de Felicidade (Poema)
(Vinicius de Moraes)
14) Minha Namorada
(Carlos Lyra/Vinicius de Moraes)
Letra
Minha Namorada
Se você quer ser minha namorada Ah, que linda namorada Você poderia ser Se quiser ser somente minha Exatamente essa coisinha, essa coisa toda minha Que ninguém mais pode ser... Você tem que me fazer um juramento De só ter um pensamento Ser só minha até morrer... E também de não perder esse jeitinho De falar devagarinho Essas histórias de você E de repente me fazer muito carinho E chorar bem de mansinho Sem ninguém saber porque... E se mais do que minha namorada Você quer ser minha amada Minha amada, mas amada pra valer Aquela amada pelo amor predestinada Sem a qual a vida é nada Sem a qual se quer morrer Você tem que vir comigo em meu caminho E talvez o meu caminho Seja triste pra você... Os seus olhos tem que ser só dos meus olhos Os seus braços o meu ninho no silêncio de depois E você tem que ser a estrela derradeira Minha amiga e companheira No infinito de nós doisCarlos Lyra, Vinícius de Moraes
15) Se Todos Fossem Iguais A Você
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)
Letra
Se Todos Fossem Iguais A Você
Vai tua vida Teu caminho é de paz e amor A tua vida É uma linda canção de amor Abre os teus braços e canta A última esperança A esperança divina De amar em paz Se todos fossem Iguais a você Que maravilha viver Uma canção pelo ar Uma mulher a cantar Uma cidade a cantar, a sorrir, a cantar, a pedir A beleza de amar Como o sol, como a flor, como a luz Amar sem mentir, nem sofrer Existiria a verdade Verdade que ninguém vê Se todos fossem no mundo iguais a vocêTom Jobim/Vinicius de Moraes
Aperte play para ouvir todo o disco ou toque no nome da faixa que deseja ouvi.
Nada melhor que um argentino falando bem de algo "made in Brasil", não é ? Então gostaria de compartilhar um ótimo artigo do site "Club del Disco", que cita dados mais específicos desta noite memorável da música.
Registro histórico da passagem de Vinícius, Toquinho e Maria Creuza pela Argentina, este disco que se deve à inspiração como produtor de Alfredo Radoszynski, chega agora nas mãos dos sócios do Clube do Disco com uma edição que respeita a gráfica original e atualiza o som para os parâmetros atuais
Em agosto de 1970 Vinícius de Moraes, em companhia dos jovens músicos Toquinho e da cantora baiana Maria Creuza, visitaram Buenos Aires para uma série de apresentações no café concert La Fusa (Havia também um local com o mesmo nome em Punta Del Leste, situado em Mar del Plata)
As apresentações foram um grade sucesso; Um pequeno local com capacidade para umas 100 pessoas enchia toda noite e circulavam comentários favoráveis que alimentavam a lenda. E nesse marco se decidiu gravar, com a produção de Alfredo Radoszynski (Fundador do selo Trova, pioneiro da música independente na América do Sul) essa performance, ainda que claras as possibilidades técnicas do momentos não serem aconselháveis para gravar diretamente em La Fusa: A solução é reproduzir este ambiente nos Estúdios Ion. Assim, durante duas noites (Como relata Vinícius no livreto do CD), se recria, com algumas mesas e amigos convidados, o ambiente do café concert. Não faltam, para tornar mais real a cena posta, garrafas de whisky e mulheres bonitas. O poeta, compositor e cantor conta piadas, piadas de desgraça relativa a cada canção, brinca com o público, apresenta os músicos.
O resultado final é crível e incrível para o lado bom. A única diferença para as apresentações en La Fusa foi a inclusão de dois músicos: Mario “Mojarra” Fernández no contrabaixo e o “Zurdo” Roizner na bateria. E entre os convidados aparece o Chango Farías Gómez. O disco retrata um ponto alto na música popular do Brasil: Os fundadores da Bossa Nova (Joao Gilberto, Jobim, Baden Powell, e o próprio Vinícius) estavam não só ativos como em sua plenitude; Ao mesmo tempo, os novos criadores de uma geração estavam em ascensão: Nada menos que Chico Buarque, Caetano Veloso e Toquinho, entre outros. Tudo isto se vê em um repertório escolhido, onde obviamente primam as com autoria de Vinícius, mas também traz canções de Tom Jobim, Veloso, Carlos Lyra entre outros.
Comove escutar o que agora são clássicos da música popular do século XX, como A Felicidade, na voz de seu criador. Surpreende a suavidade e expressividade da voz de Maria Creuza, que em Tomara ou em Eu sei que vou te amar se apropria de duas canções chave da dupla Jobim-Vinícius, e em Samba em Prelúdio faz um duo memorável com a voz gasta e doce do poeta. Toquinho exibe toda a sua destreza como violonista, põe sua voz quase timidamente em alguns momentos e lidera a pequena orquestra que resulta este trio ocasional eternizado na gravação.
Um disco que não foi planejado, que passou a história praticamente fundando um selo independente e que mais de quarenta anos depois se desfruta como o primeiro dia. Para os que já tinham em vinil, a ocasião para atualizar o formato. Para quem nunca havia escutado, a certeza de um novo vício, porque este disco se escuta pela primeira vez mas nunca pela última.
Produzido por Alfredo Radozynski
Para ver o texto original, acesse o link Club Del Disco
O álbum foi relançado no ano de 1975 pela EMI-ODEON com o título Le Brésil de Vinícius de Moraes avec Maria Creusa et Toquinho. Segue abaixo a capa de lançamento daquele ano:
Para saber um pouco mais sobre os artistas do disco, acesse os links abaixo:
- 01 Copa do Mundo
- 02 A Felicidade
- 03 Tomara
- 04 Que Maravilha
- 05 Lamento No Morro
- 06 Pot-Pourri: Berimbau / Consolação
- 07 Irene
- 08 Canto de Ossanha
- 09 Garota de Ipanema
- 10 Samba Em Prelúdio
- 11 Catendê
- 12 Valsa da Tunísia
- 13 Pot-Pourri: Eu Sei Que Vou Te Amar / Soneto de Felicidade (Poema)
- 14 Minha Namorada
- 15 Se Todos Fossem Iguais A Você
Nada melhor que um argentino falando bem de algo "made in Brasil", não é ? Então gostaria de compartilhar um ótimo artigo do site "Club del Disco", que cita dados mais específicos desta noite memorável da música.
Registro histórico da passagem de Vinícius, Toquinho e Maria Creuza pela Argentina, este disco que se deve à inspiração como produtor de Alfredo Radoszynski, chega agora nas mãos dos sócios do Clube do Disco com uma edição que respeita a gráfica original e atualiza o som para os parâmetros atuais
Em agosto de 1970 Vinícius de Moraes, em companhia dos jovens músicos Toquinho e da cantora baiana Maria Creuza, visitaram Buenos Aires para uma série de apresentações no café concert La Fusa (Havia também um local com o mesmo nome em Punta Del Leste, situado em Mar del Plata)
As apresentações foram um grade sucesso; Um pequeno local com capacidade para umas 100 pessoas enchia toda noite e circulavam comentários favoráveis que alimentavam a lenda. E nesse marco se decidiu gravar, com a produção de Alfredo Radoszynski (Fundador do selo Trova, pioneiro da música independente na América do Sul) essa performance, ainda que claras as possibilidades técnicas do momentos não serem aconselháveis para gravar diretamente em La Fusa: A solução é reproduzir este ambiente nos Estúdios Ion. Assim, durante duas noites (Como relata Vinícius no livreto do CD), se recria, com algumas mesas e amigos convidados, o ambiente do café concert. Não faltam, para tornar mais real a cena posta, garrafas de whisky e mulheres bonitas. O poeta, compositor e cantor conta piadas, piadas de desgraça relativa a cada canção, brinca com o público, apresenta os músicos.
O resultado final é crível e incrível para o lado bom. A única diferença para as apresentações en La Fusa foi a inclusão de dois músicos: Mario “Mojarra” Fernández no contrabaixo e o “Zurdo” Roizner na bateria. E entre os convidados aparece o Chango Farías Gómez. O disco retrata um ponto alto na música popular do Brasil: Os fundadores da Bossa Nova (Joao Gilberto, Jobim, Baden Powell, e o próprio Vinícius) estavam não só ativos como em sua plenitude; Ao mesmo tempo, os novos criadores de uma geração estavam em ascensão: Nada menos que Chico Buarque, Caetano Veloso e Toquinho, entre outros. Tudo isto se vê em um repertório escolhido, onde obviamente primam as com autoria de Vinícius, mas também traz canções de Tom Jobim, Veloso, Carlos Lyra entre outros.
Comove escutar o que agora são clássicos da música popular do século XX, como A Felicidade, na voz de seu criador. Surpreende a suavidade e expressividade da voz de Maria Creuza, que em Tomara ou em Eu sei que vou te amar se apropria de duas canções chave da dupla Jobim-Vinícius, e em Samba em Prelúdio faz um duo memorável com a voz gasta e doce do poeta. Toquinho exibe toda a sua destreza como violonista, põe sua voz quase timidamente em alguns momentos e lidera a pequena orquestra que resulta este trio ocasional eternizado na gravação.
Um disco que não foi planejado, que passou a história praticamente fundando um selo independente e que mais de quarenta anos depois se desfruta como o primeiro dia. Para os que já tinham em vinil, a ocasião para atualizar o formato. Para quem nunca havia escutado, a certeza de um novo vício, porque este disco se escuta pela primeira vez mas nunca pela última.
Produzido por Alfredo Radozynski
Para ver o texto original, acesse o link Club Del Disco
O álbum foi relançado no ano de 1975 pela EMI-ODEON com o título Le Brésil de Vinícius de Moraes avec Maria Creusa et Toquinho. Segue abaixo a capa de lançamento daquele ano:
Para saber um pouco mais sobre os artistas do disco, acesse os links abaixo:
Baixe o disco clicando no link ao lado: Vinícius de Moraes en La Fusa con Maria Creuza y Toquinho (OBS: Caso não haja visualização da pasta com as faixas, clique em Download e depois em Fazer download mesmo assim)
Referências
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Grabado_en_Buenos_Aires_con_Maria_Creuza_y_Toquinho
- http://immub.org/album/vinicius-de-morais-en-la-fusa-con-maria-creuza-y-toquinho
- https://www.clubdeldisco.com/resena/403_con-maria-creuza-y-toquinho_vinicius-de-moraes-en-la-fusa
Colaboradores:
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