Destaque

Milton Nascimento - Courage | 1969

Álbum: Courage
Artista: Milton Nascimento 
Ano: 1969
Gravadora: A&M Records
Arranjos: Eumir Deodato
Produção: Creed Taylor / Rudy Van Gelder
Fotografia: Pete Turner
Design: Sam Antupit

Músicos Participantes
  • Vocal: Milton Nascimento 
  • Vocal: Anamaria Valle (na faixa Outubro) 
  • Piano: Herbie Hancock 
  • Orgão: Eumir Deodato 
  • Baixo: José Marino 
  • Bateria: João Palma 
  • Percussão: Airto Moreira 
  • Violino: David Nadien (contractor), Anahid Ajemian, Frederick Buldrini, Alexander Cores, Harry Cykman, Lewis Eley, Harry Glickman, Emanuel Green, Raoul Poliakin, Max Pollikoff, Mathew Raimondi, Joyce Robbins, Tosha Samaroff, Avram Weiss, Jack Zayde e Joseph Zwilich 
  • Viola: Alfred Brown, Harold Colleta, Theodore Israel, David Mankovitz e Emanuel Vardi
  • Violão: Milton Nascimento
  • Violoncelo: Charles McCracken, George Ricci, Lucien Schmit e Alan Shulman 
  • Flauta: Danny Bank, Harvey Estrin, Hubert Laws, Romeo Penque, Jerome Richardson, Bill Slapin and Joe Soldo 
  • Trompa: Ray Alonge, Joe DeAngelis and Paul Ingranham 
  • Flugelhorn: Burt Collins and Marvin Stamm 
  • Clarinete: George Marge 
  • Trombone: Wayne Andre, Paul Faulise, Jonh Messner, Tonny Studd, Bill Watrous and Chauncey Welsch
Informação
  • Player com as músicas do disco está disponível logo após as faixas.
  • A ficha técnica por música foi extraída do site Discos do Brasil e o nome de alguns instrumentos está diferente do exibido acima como, por exemplo, viola por viola de arco. A ficha técnica geral (acima) foi extraída do próprio site oficial do Milton Nascimento.
Faixas
01 Bridges (Travessia)
(Fernando Brant/ Milton Nascimento/ Gene Lees)

02 Vera Cruz
(Márcio Borges/ Milton Nascimento)

03 Três Pontas
(Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos)

04 Outubro
(Fernando Brant/ Milton Nascimento)

05 Courage
(Márcio Borges/ Milton Nascimento/ Paul Williams)

06 Rio Vermelho
(Danilo Caymmi/ Milton Nascimento/ Ronaldo Bastos)

07 Gira, Girou
(Márcio Borges/ Milton Nascimento)

08 Morro Velho
(Milton Nascimento)

09 Catavento
(Milton Nascimento)

10 Canção Do Sal
(Milton Nascimento)

Aperte play para ouvir todo o disco ou toque no nome da faixa que deseja ouvi.

Gostaria de compartilhar o texto de contracapa escrito por Ralph J. Gleason:

"O Brasil possui uma das culturas mais antigas das Américas e, certamente, a que mais percorreu o sinuoso caminho da resolução de alguns dos problemas sociológicos que ainda afligem os Estados Unidos.

Desenvolveu-se aqui uma cultura que, apesar da íntima relação com a de Portugal, é bem heterogênea, do que se resulta um desenvolvimento melódico de características próprias. Há um espírito bem brasileiro no ar. Qualquer estrangeiro não consegue mais esquecê-lo. De fato, está no ar, no vinho, na comida, no cigarro e, sem dúvida, na música.

Como pode facilmente observar qualquer turista que conheça ambos os países, português e brasileiro são duas linguagens diferentes; assim como o inglês e o americano. A canção portuguesa - fado - de influência mourisca, é a música tradicional da acidentada região costeira que vai do Porto até o sul. Porém o Brasil, por seu turno, possui grande variedade de gêneros musicais, cada um provindo dos diferentes grupos étnicos de cuja fusão resultou a atual sociedade brasileira. A bossa nova, por exemplo, foi sua criação mais recente e que mais vívida impressão tem deixado no grande público norte-americano.

Há apenas uma geração, quando os primeiros acordes do "jazz" moderno praticavam a polinização cruzada com a música brasileira - eventualmente ideando a bossa nova, o samba e outros ritmos e estilos musicais definidos e delineados por um grupo de notáveis executantes, a exemplo do Bando da Lua, Carmem Miranda e tantos outros - a herança musical brasileira influenciou marcadamente a música dos Estados Unidos.

A partir da popularidade da bossa nova, como também da música daquele agradável filme, "Orfeu Negro", os norte-americanos tomaram consciência do Brasil num grau nunca antes igualado. Parece razoável esperar-se que venha a acentuar-se tal percepção com a música de Milton Nascimento. Este jovem intérprete é hoje, tal como seus contrapartes americanos, o criador daquilo que interpreta. Ele compõe e canta e ainda faz alguns dos seus acompanhamentos musicais.

Sua voz tem aquele calor que imediatamente a gente associa ao sentimento latino e a algo mais, desde há muito ausente do panorama musical norte-americano. Possui um leve toque do romance sofisticado dos cantores populares franceses, bem como dos cantores românticos italianos da década de 30 nos Estados Unidos. É um toque indefinível - mais um sentimento que algo específico - mas que está igualmente presente. É comumente observado em "slows", gênero dos mais românticos, onde a voz tem chance de deixar crescer um timbre, uma vez segurado. Nas variações mais brilhantes do tempo musical, Nascimento entra com uma leve influência do "jazz", que tempera ao seu gosto.

Natural de Três Pontas, próxima do Rio de Janeiro, foi descoberto por Eumir Deodato, o arranjador e regente que elaborou o acompanhamento musical para este LP. A voz de Milton regula-se por estes arranjos, numa contextura que acentua cada nuança. A relação entre o solo vocal e o fundo musical é sutil e altamente efetiva. A experiência de Deodato com o acompanhamento musical que fez para Wes Montgomery, Sinatra, Eydie Gorme e Steve Laurence de muito lhe serviu aqui nesta magnífica realização. Embora não tão fluente com seu inglês, ele interpreta as canções com muita segurança e pronunciação bem articulada. Porém, não é realmente necessário que a letra esteja em inglês (como no caso aqui) para que o ouvinte americano tenha compreensão das canções. As composições de Milton, já por causa da sua própria fusão com elas, levam limpidamente a mensagem. Umas vezes está nos ânimos, em fotos ou em lampejos coloridos. Mas é sempre translúcida.

Um dos aspectos mais agradáveis no cenário da música norte-americana é sua diversificação. Há música para todos os gostos e há sempre oportunidade para algo que seja bom em matéria de música. Por muito que se admire os Beatles ou o Jefferson Airplane, por exemplo, a música que atrai e que comunica algo não tem, necessariamente, que estar ligada a guitarras elétricas. O que se espera que ela possua é seriedade de concepção e de execução - de que é exemplo notável a música que Milton compôs e interpreta neste álbum. Neste mundo de tão variados povos, há agora mais um cuja música é capaz de "falar" todos os idiomas. E isso só nos traz grande alegria!"
- Ralph J. Gleason

A contracapa oferece também agradecimento às seguintes pessoas: Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Marilene Gondim, José Antônio Perdomo, Ana Fonseca e Aracy Duarte.

Baixe o disco clicando no link ao lado: Courage (OBS: Caso não haja visualização da pasta com as faixas, clique em Download e depois em Fazer download mesmo assim)

Referências
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Courage_(%C3%A1lbum_de_Milton_Nascimento)
  • http://miltonnascimento.com.br/vida.php?n=10
  • http://miltonnascimento.com.br/discos.php?id=77
  • https://www.discogs.com/pt_BR/Milton-Nascimento-Courage/release/4332886
  • https://www.discogs.com/pt_BR/Milton-Nascimento-Courage/release/2566298
  • https://www.discogs.com/pt_BR/Milton-Nascimento-Courage/release/14011567
  • http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI01001
  • https://www.amazon.com.br/Courage-Milton-Nascimento/dp/B0009VKL18
  • https://immub.org/album/courage
  • https://www.letras.mus.br/milton-nascimento/45930/
Colaboradores:
Web Interface: Felipe Kogati, Leonardo Honório

Comentários

Postar um comentário