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Postado por
Claudio Carvalho
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Álbum: Clementina de Jesus
Artista: Clementina de Jesus - "Clementina de Jesus da Silva"
Ano: 1966
Gravadora: ODEON
Arranjos: Maestro Nelsinho
Direção: Z. J. Merky
Produção: Hermínio Bello de Carvalho
Músicos Participantes
- Coro: João da Gente, Paulinho da Viola, Zazinho, Erasmo Silva e Copacabana
- Trombone: Maestro Nelsinho
- Cavaquinho: Canhoto
- Violão: Meira
- Violão 7 Cordas: Dino 7 Cordas
- Contrabaixo: Luiz Marinho
- Percussão: Elton Medeiros, Jorge Arena, Mestre Marçal, Ary Dalton, Paulinho da Viola
Informações
- Player com as músicas do disco está disponível logo após as faixas.
Faixas
1) Piedade
(Tradicional)
2) Cangoma Me Chamou
(Tradicional)
3) Barracão É Seu - com João da Gente
(Tradicional)
4) Tava Dormindo
(Tradicional)
Letra
Tava Dormindo
Tava dormindo Acordei aborrecido pensando ai Se meu sonho fosse certo Eu não andava avariado Nem andava fora de hora pelos caminhos Suspirando saudade aiTradicional
5) Orgulho Hipocrisia
(Paulo da Portela)
Letra
Orgulho, hipocrisia
Orgulho, hipocrisia, vaidade e nada mais São três coisas que em menos de um segundo se desfaz O mundo é mesmo assim, cheio de ilusão Na arte de convencer meu coração A vida mal vivida é ilusão Vaidade nunca fez bem a ninguém É tudo hipocrisia, orgulho e nada mais A vida que passou não volto atrásPaulo da Portela
6) Coleção de Passarinhos
(Paulo da Portela)
7) Garças Pardas
(Zé da Zilda / Cartola)
Letra
Garças Pardas
Ouvi falar nas garças pardas Mas pensei que era brinquedo Nas florestas onde andei encontrei Plantas que até tive medo (Lá nas matas tudo é segredo) Eu pensei e estou arrependido Lá nas matas passei anos bem vividos Eu vi garças pardas Borboletas e um colorido tão sutil Que saudade que eu tenho das florestas do meu BrasilZé da Zilda / Cartola
8) Esta Melodia
(Bubú da Portela / José Bispo ''Jamelão'')
Letra
Esta Melodia
Quando vem rompendo o dia Eu me levanto, começo logo a cantar Esta doce melodia que me faz lembrar Daquelas lindas noites de luar Eu tinha um alguém sempre a me esperar Desde o dia em que ela foi embora Eu guardo esta canção na memória Desde o dia em que ela foi embora Eu guardo esta canção na memória Laiá laiá lalaiá, laiá laiá lalaiá Laiá laiá, lalaiá lalaiá, lalaiá laiá Eu tinha esperança que um dia ela voltasse Para a minha companhia Deus deu resignação Ao meu pobre coração Não suporto mais tua ausência Já pedi a Deus paciência Laiá laiá lalaiá, laiá laiá lalaiá Laiá laiá, lalaiá lalaiá, lalaiá laiáBubú da Portela / José Bispo ''Jamelão''
9) Tute de Madame
(Tradicional)
10) Vinde Vinde Companheiros
(Tradicional)
Aperte play para ouvir todo o disco ou toque no nome da faixa que deseja ouvi.
Gostaria de compartilhar o EXCEPCIONAL texto de contracapa escrito por Hermínio Bello de Carvalho, grande "descobridor" da rainha Quelé.
"Conheci Clementina de Jesus no dia 15 de agosto de 1963, ela festeira assídua das comemorações domingueiras de Nossa Senhora da Glória. Iluminada em suas rendas brancas, a partideira cantava como sempre cantou, de alegria, por necessidade de comunicação. Naquele momento, senti que acabava de conhecer algo importante em minha vida ! Perdi-a de vista, só fui revê-la na festa de inauguração da casa de samba de meus afilhados Cartola e Zica. E, a partir daí, não mais nos perdemos. Passei a ensaiá-la em minha casa (raramente cantava com acompanhamento: fazia-o livremente, seu reportório era imenso, mas lembrado fragmentadamente) E na noite de 7 de dezembro de 1964, através do movimento de vanguarda "O Menestrel", de música e poesia, que fundei no Teatro Jovem, apresentei-a em concerto, fazendo a segunda parte de um recital em que atuava o violonista clássico Turíbio Santos.
A crítica foi, em geral, avassaladora. O severo crítico Andrade Muricy, presidente da Academia Brasileira de Música, classificou-a de extraordinária, e, não foram menores os outros elogios. Meu Rosa de Ouro, levado em 1965 no Teatro Jovem e no Oficina de São Paulo, a consagraria definitivamente. No mesmo ano, integra a gravação do elepê da peça - que acaba de ser editado pela Pathé Marconi na Europa, depois de receber diversos prêmios e citações como o melhor do ano, aqui em São Paulo. Em 1966 recebe importante missão do Governo Brasileiro: representa o Brasil em dois festivais internacionais de grande repercussão - o de Artes Negras, em Dakar, e o de cinema, em Cannes. Não tenho porque não disfarçar o orgulho de have-la revelado ao público. Igual a Pastora Pavón e a Ma Rainey ou Bessie Smith, Clementina de Jesus tem um papel histórico em nossa música. Ela é igualmente um gênio do canto popular, com aquele "poder misterioso que todos sentem, mas que nenhum filósofo explica" - e cito Goethe para justificar o quanto é difícil analisá-la. E aqueles "Sons Negros", aduzidos por Garcia Lorca, são a tônica na arte da partideira. Nessa arte repousa um primitivismo de raízes fetichistas que, de resto, demarcam toda e qualquer expressão solidamente brasileira. Como não reconhecer na arte vegetalmente pura de Clementina a síntese de nosso próprio processo musical? Mário de Andrade e Villa-Lobos pensariam assim, estou certo. A partideira nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro, em 7 de fevereiro de 1902. Filha do estucador Paulo Batista dos Santos (violeiro nas horas vagas) e da parteira Amélia de Jesus dos Santos, que foi beneficiada pela Lei do Ventre Livre, escapando de ser escrava, como foram as avós de Clementina: Teresa Mina e Eva. Moravam na Rua Carambita, numa casa situada a meio caminho de uma elevação, e em cujos fundos passava um córrego, onde dona Amélia ia enxaguar as roupas, enquanto cantava para se distrair.
Clementina ficava sentada, vendo a mãe no ofício, e só despertava de suas cismas quando dona Amélia lhe gritava: "Tina, acende o cachimbo", e ela atendia e a cantoria recomeçava. Ouvindo sua mãe cantar, Clementina foi crescendo. Vieram para Jacarepaguá quando tinha oito ou dez anos, disso não recorda bem. A situação financeira não andava boa, tampouco aqui melhorou. Mas o orgulho falou mais alto, e o velho Paulo não quis fazer feio - e não debandou daqui. Foram morar na Praça Seca, perto de "seu" João Cartolinha, que botava "agrupamentos" na rua por ocasião das Folias de Reis. Clementina fez logo amizade com Josefa, filha de seu João, e daí a pouco o festeiro ia pedir permissão ao "Tio Paulo"(assim era tratado o pai de Clementina) para a menina frequentar seus pagodes, muitos ordeiros e familiares. Seu Paulo disse que era ainda cedo, a menina precisava de instrução, e de fato lá foi ela como semi-interna para o Orfanato Santo Antônio, de onde só se retirava quando os sinos batiam as seis da tarde. De lá vem o hábito, que ainda persiste, de misseira fervorosa. Mas em seu peito existe o lanho feito a fogo em Oswaldo Cruz, por crença de sua mãe que assim pensava fazer a filha de "corpo fechado".
Cresceu assim, misticismo estranho: ouvindo a mãe rezar em jejê nagô e cantar num dialeto provavelmente iorubano, e ao mesmo tempo, apegada à crença católica. Cantava de dia no coro da igreja e, de noite, quando chegava dezembro era certo encontrar a "Quelé" (esse o apelido que ganhara em Jacarepaguá) na casa de seu João Cartolinha. Até os 16 anos saiu de "peixeira" nas Folias. Ainda se recorda de uma cantiga dessa época: "sou a peixeira catita / que vende peixinhos bons / apregoando meus peixes / eu canto em diversos tons". Seu João, por essa época, foi convidada a conhecer a agremiação As Moreninhas das Campinas e levou Clementina, cuja voz bonita já ganhava fama. Ela então saiu no bloco do clube (posteriormente o "Come Môsca") que daria origem à Escola de Samba da Portela. Longo tempo ficou por lá. Conviveu com grandes sambistas: Gradim, Paulo da Portela, Bernardo Mãozinha do Estácio, Claudionor, Nininho, Ismael Silva, Noel Rosa (em cujo carro aberto, pelo carnaval, chegou a desfilar, isso já na década de 30). Cantou duas vezes nas sessões de candomblé e partido-alto realizadas na Visconde de Inhaúma, onde morava a legendária Tia Ciata. Lá também aos jongos e caxambus de Tia Dorothéa, em Oswaldo Cruz.
Foi diretora do Unidos do Riachuelo e do Unidos do Engenho Velho, e sempre cantou assim, sem jamais sonhar em profissionalizar-se. Heitor dos Prazeres teve, há longos anos suas pastoras ensaiadas por Clementina, cuja disciplina é conhecida. Foi então que conheceu aquele a quem chama de seu anjo da guarda, Albino Pé Grande, que a arrastou para o casamento e também para a gloriosa Mangueira, onde ficou o pé e não saiu mais. É oradora oficial da Ala da Velha Guarda da grande escola, e integrante da Ala das Baianas Velhas, que tradicionalmente desfila nas segundas-feiras gordas de carnaval. Este disco não esconde a pretensão de abrir um caminho de pesquisa. O jongo, dança dramática afim ao samba rural, aparece aqui fixado em sua trana polirrítmica. Vamos ter oportunidade de escutar outras modalidades de samba: a "batucada", de interesse mais restrito, e um "partido-alto". Uma antiga tradição das rodas de samba poderá aqui ser observada: usava-se, em grande escala fazer-se samba sem segunda parte, deixando-a "ad libitum" daqueles que, na roda, se aventurassem a acrescentar um verso inspirado.
BARRACÃO É SEU é um bom exemplo: a segunda se desdobra em duas quadras. poderia denominar-se, genericamente de partido-alto? Creio que não. Partido-alto entende-se por um refrão (genericamente curto) seguido de um improviso que se faz toando a rima com o último verso do refrão. Ismael Silva discorda de alguns desses pontos de vista: no seu entender, PIEDADE é mais batucada do que partido. Este, de certa forma, se aproximaria, nos moldes antigos, da chula raiada, onde se improvisava na cordas, partindo de um tema vocal. O assunto é bem complexo e dá margem a muita pesquisa. Diz o grande sambista desconhecer, por exemplo, o termo "partideiro" - para mim, aquele que "tira" versos de partido alto. Mas a denominação é hoje comum nas rodas de samba. Que outra denominação daria, por exemplo, a João da Gente? Ele participa desta gravação como convidado especial, depois de longo tempo afastado do disco (gravou na extinta Brunswick, no grupo de Paulo da Portela). Não foi à toa que em BARRAÇÃO É SEU deixamos a faixa atingir quase sete minutos, tal o ânimo despertado pelos improvisos de João e Clementina, e que acabou contagiando a todos. Aliás, o clima que se procurou manter nesta gravação foi o de espontaneidade, tão necessária a manifestações populares desse gênero. Para quebrar a rigidez e frieza de um estúdio de gravação, em tudo parecido aos demais existentes em todo o mundo, não faltou sequer incentivo generoso de um bom uísque nacional, cuja marca deveria constar na ficha técnica, de tal forma motivou a euforia bastante visível nas diversas faixas que compõem este elepê. O maestro Nelsinho não se restringiu à condição de assistente musical do disco. Contagiado pela alegria de todos, foi desencaixar seu trombone de vara, juntando-se ao grupo acompanhador, com o talento que nunca por demais será louvado. Difícil fazer destaques: nas cordas funcionaram os patrimoniais Canhoto (Cavaquinho), Dino e Meira (Violões) e Luiz Marinho, no contrabaixo. Na percussão, Elton Medeiros (Pandeiro), Jorge Arena (Atabaques, caixa e bombo), Marçal (Cuíca e pandeiro, às vezes no chamado toque "pé chato") e Ary Dalton (Tamborim). Essa constituição rítmica, no decorrer da gravação, sofreu alterações. No coro, João da Gente, Paulinho da Viola, Zazinho, Erasmo Silva e Copacabana. O reportório foi selecionado com a intenção específica de se mostrar a diversidade e riqueza de nossa música popular. Precisar a origem e autoria de alguns desses cantos já se torna impossível. De Velhos sambistas e jongueiros remanescentes das rodas de samba e candomblé do princípio do século, tenho imprecisas informações. Mesmo Clementina é fonte insegura, tamanha a quantidade de seu repertório. O disco está assim distribuído.
PIEDADE, este partido-alto (cortado) foi gravado no improviso, sem nenhuma convenção especial. João da Gente e Paulinho puxaram o partido nas palmas. CANGOMA ME CHAMOU - Dois atabaques (Elton e Paulinho) e as palmas de João da Gente registram a difícil rítmica do jongo, gênero cujo remanescente mais antigo parece ser mestre Rufino, hoje isolado e distante das coisas da música. À dramaticidade dos versos junta Clementina numa força vigorosa que nem a estafa de final de gravação apagou. BARRACÃO É SEU - Clementina e João, inspiradíssimos, improvisaram segundas desdobradas para este lindo samba. A introdução é feita pelo violão de Meira , e nada menos que 16 improvisos foram registrados nesta faixa. Há um "tombo" de Clementina, quando ela ia rimar "dar" com "devagar" mas acabou se atrapalhando na colocação da variação pronominal, com prejuízo da rima. Reparem como João segue a escola de Paulo da Portela (vide "Coleção de Passarinhos", num delírio laudatório: Cartola, Ismael, Paulo, Maestro Fon Fon...o verso do "balaio", dito por João é aproveitado por Clementina logo adiante, mas ligeiramente modificado.
TAVA DURMINDO - Clementina entra "à capela" nesta toada (moda) mineira, que aprendeu com seu pai. Quem sabe o autor da obra ? Pedi a Meira que improvisasse em cima do acompanhamento de Canhoto e Dino. Informação: Clementina canta "Variado" ao invés de "Variando", que é o certo - e poeticamente mais forte. Um equívoco que não se ousou corrigir, tal o sentimento de que estava possuída a partideira. TUTE DE MADAME - O entusiasmo é tanto que se pode escutar João da Gente numa justificadíssima euforia ("muito belo, muito belo", e a batucada pega fogo com Clementina soltando seus "Lelelês" sobre o refrão que tem uma nítida (e inexplicável) influência francesa, mais clara quando ela solta um verso arrevesado (algo como "je ne sais pas, mi sieur"). Com Nelsinho a todo vapor num improviso sensacional. ORGULHO, HIPOCRISIA - Este samba de Paulo da Portela foi gravado em 1932 por Mário Reis com o nome de QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA, fato que eu, confesso, ignorava. Clementina cantava o samba incompleto. Incluí-o em seu primeiro concerto, escrevendo uma segunda para ele a maneira de Paulo. COLEÇÃO DE PASSARINHOS - É do mesmo autor, que nele homenageia um punhado de sambistas: o Bernardo (gaturamo) É o Bernardo Mãozinha do Estácio; Lino (o Canário) é Heitor dos Prazeres; Mano Rubens e Aurélio (o Curió e o rouxinol, respectivamente), grandes bambas do Estácio. Essa característica laudatória é marcante em João da Gente, discípulo direto do "Professor" Paulo (assim se refere ao genial sambista portelense). GARÇAS PARDAS - Quando conheci este samba, faltava a segunda parte que provavelmente nem foi feita. Fui até a Zilda do Zé-com fome, mas ela desconhecia o samba. O jeito foi encomendar uma segunda ao divino Cartola de Mangueira; ESTA MELODIA - Nesta faixa tenho a registrar a linda voz de Paulinho da Viola, no breque da virada do samba VINDE, VINDE COMPANHEIROS - É um canto de pastorinhas, e que Clementina cantava nas folias de "seu" João Cartolinha. Procurou-se observar a sonoridade dos "ternos" que saíam acompanhando os agrupamentos."
Texto de contracapa por Hermínio Bello de Carvalho
Baixe o disco clicando no link ao lado: Clementina de Jesus (OBS: Caso não haja visualização da pasta com as faixas, clique em Download e depois em Fazer download mesmo assim)
Gostaria de compartilhar o EXCEPCIONAL texto de contracapa escrito por Hermínio Bello de Carvalho, grande "descobridor" da rainha Quelé.
"Conheci Clementina de Jesus no dia 15 de agosto de 1963, ela festeira assídua das comemorações domingueiras de Nossa Senhora da Glória. Iluminada em suas rendas brancas, a partideira cantava como sempre cantou, de alegria, por necessidade de comunicação. Naquele momento, senti que acabava de conhecer algo importante em minha vida ! Perdi-a de vista, só fui revê-la na festa de inauguração da casa de samba de meus afilhados Cartola e Zica. E, a partir daí, não mais nos perdemos. Passei a ensaiá-la em minha casa (raramente cantava com acompanhamento: fazia-o livremente, seu reportório era imenso, mas lembrado fragmentadamente) E na noite de 7 de dezembro de 1964, através do movimento de vanguarda "O Menestrel", de música e poesia, que fundei no Teatro Jovem, apresentei-a em concerto, fazendo a segunda parte de um recital em que atuava o violonista clássico Turíbio Santos.
A crítica foi, em geral, avassaladora. O severo crítico Andrade Muricy, presidente da Academia Brasileira de Música, classificou-a de extraordinária, e, não foram menores os outros elogios. Meu Rosa de Ouro, levado em 1965 no Teatro Jovem e no Oficina de São Paulo, a consagraria definitivamente. No mesmo ano, integra a gravação do elepê da peça - que acaba de ser editado pela Pathé Marconi na Europa, depois de receber diversos prêmios e citações como o melhor do ano, aqui em São Paulo. Em 1966 recebe importante missão do Governo Brasileiro: representa o Brasil em dois festivais internacionais de grande repercussão - o de Artes Negras, em Dakar, e o de cinema, em Cannes. Não tenho porque não disfarçar o orgulho de have-la revelado ao público. Igual a Pastora Pavón e a Ma Rainey ou Bessie Smith, Clementina de Jesus tem um papel histórico em nossa música. Ela é igualmente um gênio do canto popular, com aquele "poder misterioso que todos sentem, mas que nenhum filósofo explica" - e cito Goethe para justificar o quanto é difícil analisá-la. E aqueles "Sons Negros", aduzidos por Garcia Lorca, são a tônica na arte da partideira. Nessa arte repousa um primitivismo de raízes fetichistas que, de resto, demarcam toda e qualquer expressão solidamente brasileira. Como não reconhecer na arte vegetalmente pura de Clementina a síntese de nosso próprio processo musical? Mário de Andrade e Villa-Lobos pensariam assim, estou certo. A partideira nasceu em Valença, Estado do Rio de Janeiro, em 7 de fevereiro de 1902. Filha do estucador Paulo Batista dos Santos (violeiro nas horas vagas) e da parteira Amélia de Jesus dos Santos, que foi beneficiada pela Lei do Ventre Livre, escapando de ser escrava, como foram as avós de Clementina: Teresa Mina e Eva. Moravam na Rua Carambita, numa casa situada a meio caminho de uma elevação, e em cujos fundos passava um córrego, onde dona Amélia ia enxaguar as roupas, enquanto cantava para se distrair.
Clementina ficava sentada, vendo a mãe no ofício, e só despertava de suas cismas quando dona Amélia lhe gritava: "Tina, acende o cachimbo", e ela atendia e a cantoria recomeçava. Ouvindo sua mãe cantar, Clementina foi crescendo. Vieram para Jacarepaguá quando tinha oito ou dez anos, disso não recorda bem. A situação financeira não andava boa, tampouco aqui melhorou. Mas o orgulho falou mais alto, e o velho Paulo não quis fazer feio - e não debandou daqui. Foram morar na Praça Seca, perto de "seu" João Cartolinha, que botava "agrupamentos" na rua por ocasião das Folias de Reis. Clementina fez logo amizade com Josefa, filha de seu João, e daí a pouco o festeiro ia pedir permissão ao "Tio Paulo"(assim era tratado o pai de Clementina) para a menina frequentar seus pagodes, muitos ordeiros e familiares. Seu Paulo disse que era ainda cedo, a menina precisava de instrução, e de fato lá foi ela como semi-interna para o Orfanato Santo Antônio, de onde só se retirava quando os sinos batiam as seis da tarde. De lá vem o hábito, que ainda persiste, de misseira fervorosa. Mas em seu peito existe o lanho feito a fogo em Oswaldo Cruz, por crença de sua mãe que assim pensava fazer a filha de "corpo fechado".
Cresceu assim, misticismo estranho: ouvindo a mãe rezar em jejê nagô e cantar num dialeto provavelmente iorubano, e ao mesmo tempo, apegada à crença católica. Cantava de dia no coro da igreja e, de noite, quando chegava dezembro era certo encontrar a "Quelé" (esse o apelido que ganhara em Jacarepaguá) na casa de seu João Cartolinha. Até os 16 anos saiu de "peixeira" nas Folias. Ainda se recorda de uma cantiga dessa época: "sou a peixeira catita / que vende peixinhos bons / apregoando meus peixes / eu canto em diversos tons". Seu João, por essa época, foi convidada a conhecer a agremiação As Moreninhas das Campinas e levou Clementina, cuja voz bonita já ganhava fama. Ela então saiu no bloco do clube (posteriormente o "Come Môsca") que daria origem à Escola de Samba da Portela. Longo tempo ficou por lá. Conviveu com grandes sambistas: Gradim, Paulo da Portela, Bernardo Mãozinha do Estácio, Claudionor, Nininho, Ismael Silva, Noel Rosa (em cujo carro aberto, pelo carnaval, chegou a desfilar, isso já na década de 30). Cantou duas vezes nas sessões de candomblé e partido-alto realizadas na Visconde de Inhaúma, onde morava a legendária Tia Ciata. Lá também aos jongos e caxambus de Tia Dorothéa, em Oswaldo Cruz.
Foi diretora do Unidos do Riachuelo e do Unidos do Engenho Velho, e sempre cantou assim, sem jamais sonhar em profissionalizar-se. Heitor dos Prazeres teve, há longos anos suas pastoras ensaiadas por Clementina, cuja disciplina é conhecida. Foi então que conheceu aquele a quem chama de seu anjo da guarda, Albino Pé Grande, que a arrastou para o casamento e também para a gloriosa Mangueira, onde ficou o pé e não saiu mais. É oradora oficial da Ala da Velha Guarda da grande escola, e integrante da Ala das Baianas Velhas, que tradicionalmente desfila nas segundas-feiras gordas de carnaval. Este disco não esconde a pretensão de abrir um caminho de pesquisa. O jongo, dança dramática afim ao samba rural, aparece aqui fixado em sua trana polirrítmica. Vamos ter oportunidade de escutar outras modalidades de samba: a "batucada", de interesse mais restrito, e um "partido-alto". Uma antiga tradição das rodas de samba poderá aqui ser observada: usava-se, em grande escala fazer-se samba sem segunda parte, deixando-a "ad libitum" daqueles que, na roda, se aventurassem a acrescentar um verso inspirado.
BARRACÃO É SEU é um bom exemplo: a segunda se desdobra em duas quadras. poderia denominar-se, genericamente de partido-alto? Creio que não. Partido-alto entende-se por um refrão (genericamente curto) seguido de um improviso que se faz toando a rima com o último verso do refrão. Ismael Silva discorda de alguns desses pontos de vista: no seu entender, PIEDADE é mais batucada do que partido. Este, de certa forma, se aproximaria, nos moldes antigos, da chula raiada, onde se improvisava na cordas, partindo de um tema vocal. O assunto é bem complexo e dá margem a muita pesquisa. Diz o grande sambista desconhecer, por exemplo, o termo "partideiro" - para mim, aquele que "tira" versos de partido alto. Mas a denominação é hoje comum nas rodas de samba. Que outra denominação daria, por exemplo, a João da Gente? Ele participa desta gravação como convidado especial, depois de longo tempo afastado do disco (gravou na extinta Brunswick, no grupo de Paulo da Portela). Não foi à toa que em BARRAÇÃO É SEU deixamos a faixa atingir quase sete minutos, tal o ânimo despertado pelos improvisos de João e Clementina, e que acabou contagiando a todos. Aliás, o clima que se procurou manter nesta gravação foi o de espontaneidade, tão necessária a manifestações populares desse gênero. Para quebrar a rigidez e frieza de um estúdio de gravação, em tudo parecido aos demais existentes em todo o mundo, não faltou sequer incentivo generoso de um bom uísque nacional, cuja marca deveria constar na ficha técnica, de tal forma motivou a euforia bastante visível nas diversas faixas que compõem este elepê. O maestro Nelsinho não se restringiu à condição de assistente musical do disco. Contagiado pela alegria de todos, foi desencaixar seu trombone de vara, juntando-se ao grupo acompanhador, com o talento que nunca por demais será louvado. Difícil fazer destaques: nas cordas funcionaram os patrimoniais Canhoto (Cavaquinho), Dino e Meira (Violões) e Luiz Marinho, no contrabaixo. Na percussão, Elton Medeiros (Pandeiro), Jorge Arena (Atabaques, caixa e bombo), Marçal (Cuíca e pandeiro, às vezes no chamado toque "pé chato") e Ary Dalton (Tamborim). Essa constituição rítmica, no decorrer da gravação, sofreu alterações. No coro, João da Gente, Paulinho da Viola, Zazinho, Erasmo Silva e Copacabana. O reportório foi selecionado com a intenção específica de se mostrar a diversidade e riqueza de nossa música popular. Precisar a origem e autoria de alguns desses cantos já se torna impossível. De Velhos sambistas e jongueiros remanescentes das rodas de samba e candomblé do princípio do século, tenho imprecisas informações. Mesmo Clementina é fonte insegura, tamanha a quantidade de seu repertório. O disco está assim distribuído.
PIEDADE, este partido-alto (cortado) foi gravado no improviso, sem nenhuma convenção especial. João da Gente e Paulinho puxaram o partido nas palmas. CANGOMA ME CHAMOU - Dois atabaques (Elton e Paulinho) e as palmas de João da Gente registram a difícil rítmica do jongo, gênero cujo remanescente mais antigo parece ser mestre Rufino, hoje isolado e distante das coisas da música. À dramaticidade dos versos junta Clementina numa força vigorosa que nem a estafa de final de gravação apagou. BARRACÃO É SEU - Clementina e João, inspiradíssimos, improvisaram segundas desdobradas para este lindo samba. A introdução é feita pelo violão de Meira , e nada menos que 16 improvisos foram registrados nesta faixa. Há um "tombo" de Clementina, quando ela ia rimar "dar" com "devagar" mas acabou se atrapalhando na colocação da variação pronominal, com prejuízo da rima. Reparem como João segue a escola de Paulo da Portela (vide "Coleção de Passarinhos", num delírio laudatório: Cartola, Ismael, Paulo, Maestro Fon Fon...o verso do "balaio", dito por João é aproveitado por Clementina logo adiante, mas ligeiramente modificado.
TAVA DURMINDO - Clementina entra "à capela" nesta toada (moda) mineira, que aprendeu com seu pai. Quem sabe o autor da obra ? Pedi a Meira que improvisasse em cima do acompanhamento de Canhoto e Dino. Informação: Clementina canta "Variado" ao invés de "Variando", que é o certo - e poeticamente mais forte. Um equívoco que não se ousou corrigir, tal o sentimento de que estava possuída a partideira. TUTE DE MADAME - O entusiasmo é tanto que se pode escutar João da Gente numa justificadíssima euforia ("muito belo, muito belo", e a batucada pega fogo com Clementina soltando seus "Lelelês" sobre o refrão que tem uma nítida (e inexplicável) influência francesa, mais clara quando ela solta um verso arrevesado (algo como "je ne sais pas, mi sieur"). Com Nelsinho a todo vapor num improviso sensacional. ORGULHO, HIPOCRISIA - Este samba de Paulo da Portela foi gravado em 1932 por Mário Reis com o nome de QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA, fato que eu, confesso, ignorava. Clementina cantava o samba incompleto. Incluí-o em seu primeiro concerto, escrevendo uma segunda para ele a maneira de Paulo. COLEÇÃO DE PASSARINHOS - É do mesmo autor, que nele homenageia um punhado de sambistas: o Bernardo (gaturamo) É o Bernardo Mãozinha do Estácio; Lino (o Canário) é Heitor dos Prazeres; Mano Rubens e Aurélio (o Curió e o rouxinol, respectivamente), grandes bambas do Estácio. Essa característica laudatória é marcante em João da Gente, discípulo direto do "Professor" Paulo (assim se refere ao genial sambista portelense). GARÇAS PARDAS - Quando conheci este samba, faltava a segunda parte que provavelmente nem foi feita. Fui até a Zilda do Zé-com fome, mas ela desconhecia o samba. O jeito foi encomendar uma segunda ao divino Cartola de Mangueira; ESTA MELODIA - Nesta faixa tenho a registrar a linda voz de Paulinho da Viola, no breque da virada do samba VINDE, VINDE COMPANHEIROS - É um canto de pastorinhas, e que Clementina cantava nas folias de "seu" João Cartolinha. Procurou-se observar a sonoridade dos "ternos" que saíam acompanhando os agrupamentos."
Texto de contracapa por Hermínio Bello de Carvalho
Baixe o disco clicando no link ao lado: Clementina de Jesus (OBS: Caso não haja visualização da pasta com as faixas, clique em Download e depois em Fazer download mesmo assim)
Referências
- https://sambaderaiz.org/albuns/clementina-de-jesus-1966/
- http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/clementina-de-jesus
- http://maisumadofalsario.blogspot.com/2015/10/1966-clementina-de-jesus.html
- https://www.letras.mus.br
- https://www.letras.com.br
- http://compositoresdaportela.blogspot.com/2013/07/paulo-da-portela_24.html
Colaboradores:
Comentários
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